27 de julho de 2009

Proteínas na Alimentação

A proteína é o elemento principal de que as células do corpo precisam para crescer e reparar lesões. Além disso anticorpos que nos protegem das doenças, as enzimas necessárias para a digestão e para o metabolismo e hormônios, como a insulina, são nada mais do que proteínas. Além disso, o tecido conjuntivo e os neurotransmissores são constiuídos de aminoácidos. Com tantas funções designadas à proteína, você pode chegar a conclusão de que ela seja o ingrediente principal na alimentação mais isso não é verdade. Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde de 2003, as proteínas devem corresponder de 10 a 15% das calorias totais diárias, segundo as DRIS (Dietary Reference Intakes) de 2002 esse intervalo poderia ser de 10 a 35% do valor energético total. Esses valores são facilmente ultrapassados por nós gauchos, que consumimos em quantidade excessiva essa fonte alimentar em especial sob a forma de carne vermelha, nos famosos churrascos. Atletas tendem a aumentar também o seu consumo, como forma de ganho de massa muscular, comumente utilizam conjugado a uma alimentação rica em proteína, suplemento tais como o Whey protein. No entanto, tenha cuidado, o alto consumo de proteínas pode afetar negativamente os rins, sobrecarregar o fígado, alterar a saúde óssea, aumentar a incidência de câncer e provocar piora na função cardiovascular. Proteína em excesso como qualquer outro macronutriente acumula-se sob a forma de gordura, não se iluda!
Com excessão do açúcar e dos óleos puros, todos alimentos contêm uma determinada quantidade de proteína, mas sua qualidade varia de acordo com os aminoácidos que eles fornecem.
Proteínas de origem animal fornecem os nove aminoácidos essenciais na proporção que o corpo precisa e por isso, são chamadas de proteínas de alto valor biológico. As proteínas de origem vegetal carecem de um ou mais aminoácidos essenciais. O corpo pode formar proteínas conjugando os aminoácidos dos diferentes alimentos de origem vegetal. Observa-se de um modo geral consumo excessivo de proteínas em países ricos, mas as deficiências deste macronutrientes são também comuns, sobretudo em crianças africanas. O Kwashiorkor (deficiencia proteíca grave) é caracterizado por problemas de crescimento em crianças,debilidades mental e física, edemas, anemia e baixa da imunidade.

22 de julho de 2009

Atividade Física Excessiva? Cuidado com a VIGOREXIA

Muito menos falado do que a anorexia e a bulimia, resolvi trazer dados sobre a vigorexia para que você possa entender e evidentemente, tomar cuidado! A Vigorexia, mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Uma das observações psicológicas desses pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e à fórmulas mágicas para acelerar o fortalecimento, como por exemplo os esteróides anabolizantes. A adicção ou dependência ao exercício é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas. as pessoas que treinam exaustivamente, não apenas para se sentirem bem, mas para ficarem estupendos e perfeitos, são sérios candidatos ao diagnóstico de Vigorexia. Normalmente essas pessoas estão dispostas a manter uma dieta rigorosa, a tomar fármacos e a treinar duro para conseguir seu objetivo. Elas perdem a noção de sua própria corporeidade e nunca param ou ficam satisfeitos.
Os sintomas da Vigorexia se evidenciam pela obsessão em tornar-se musculosos. Essas pessoas olham-se constantemente no espelho e, apesar de musculosos, podem ver-se enfraquecidos ou distantes de seus ideais. Sentirem-se assim "incompletos", faz com que eles invistam todas as horas possíveis em exercícios e ginásticas para aumentar sua musculatura.
E difícil estabelecer limites entre um exercício saudável e um exercício obsessivo, mas é bom lembrar que os vigoréxicos, além da musculação continuada, comem de forma atípica e exagerada. Esses pacientes se pesam várias vezes por dia e fazem continuadas comparações com outros companheiros de academia. A doença vai derivando num quadro obsessivo-compulsivo, de tal forma que eles se sentem fracassados, abandonam suas atividades e se isolam em academias dia e noite.
Alguns pacientes com este quadro podem chegar a ingerir mais de 4.500 calorias diárias (o normal para uma pessoa é 2.500), e sempre acompanhado por numerosos e perigosos complementos vitamínicos, hormonais e anabolizantes. Tudo isso é feito com o propósito de aumentar a massa muscular, mesmo tendo sido alertados quanto aos graves efeitos colaterais desse estilo de vida.
A Vigorexia deve ser considerada um transtorno da linhagem obsessivo-compulsiva, tanto pela obsessão em musculatura, pela compulsão aos exercícios e ingestão de substâncias que aumentam a massa muscular, quanto pela fragrante distorção do esquema corporal.

15 de julho de 2009

NUTRIENTES PARA AS MULHERES: ÁCIDO FÓLICO

Como anteriormente já falamos, uma alimentação saudável inclui alimentos variados, com diferentes nutrientes, em quantidades suficientes para as necessidades nutricionais individuais. No entanto, há fases da vida em que determinados nutrientes podem ser mais necessários. Resolvi começar esta série falando daquele nutriente que sou fã de carteirinha e defensora nata, o ácido fólico (minha dissertação no mestrado é sobre isso!!). O ácido fólico, folato ou vitamina B9
é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B que não é sintetizada pelo nosso corpo, sendo a alimentação sua principal fonte. Dentre os alimentos ricos em ácido fólico, podemos destacar vegetais de folhas verdes como brócolis, espinafre, frutas como a banana e a laranja ( e as frutas cítricas de um modo geral), feijão, carnes e todos alimentos preparados a base de farinha de trigo e de milho, mesmo que industrializados (desde 2002 tornou-se obrigatória a suplementação de ácido fólico nas farinhas de trigo e milho). As recomendações de ácido fólico para mulheres é de 400 microgramas/dia, no entanto para gestantes essa recomendação aumenta para 600 microgramas ao dia. Os efeitos benéficos do ácido fólico na gestação, prevenindo espinha bífida e anencefalia do bebê são muito claros, desta forma a suplementação desta vitamina torna-se indispensável. Muitas mulheres não consomem esta vitamina na quantidade adequada então o ideal é que ao se planejar uma gestação haja logo uma suplementação diária. O uso do ácido fólico é útil até o final do primeiro trimestre, então caso você seja uma mulher em idade fértil, pensando em engravidar ou não tomando os devidos cuidados para que isso não ocorra, vá a uma farmácia mais próxima e inicie sua suplementação até o 3 mês de gestação!!! Procure uma nutricionista e consuma bastante alimentos-fonte desta vitamina. Um simples cuidado pode fazer grande diferença para seu filho!

10 de julho de 2009

GRIPES E RESSFRIADOS

Nada mais propício nesta época do ano do que falar de gripes e resfriados. É difícil escapar do nariz escorrendo, da tosse e da dor de garganta. A maioria das pessoas pega um resfriado duas ou três vezes por ano. Em especial neste meses de inverno, as gripes inflingem o mesmo suplício às pessoas.
Embora não exista cura paras as gripes e resfriados, uma boa alimentação pode ajudar a prevení-los, encurtar sua duração ou abrandar os sintomas. No entanto, os milhares de estudos realizados nas últimas décadas não comprovaram que megadoses de vitamina C podem prevenir ou curar resfriados.
Um dos principais efeitos da febre alta (como resultado de um resfriado), é a desidratação. Durante um gripe ou resfriado recomenda-se a ingesta de pelo menos 8 copos de líquidos por dia a fim de repor as necessidades corporais, manter as membranas mucosas úmidas e soltar catarro. Beba água, chá ou caldo. Não ingira bebidas alcoólicas, o álcool tem efeito vasodilatador e promove sensação de entupimento dos seios nasais. Além disso, bebidas alcoólicas ingeridas junto com determinados medicamentos pode pormover efeitos adversos. Além disso, reduzem a capacidade do corpo de combater a infecção. Durante gripes e resfriados, recomenda-se comer sempre que tiver vontade. Alimentos como a canja de galinha são reconfortantes e de fácil digestão além de apresentar cistina que ajuda a afinar o muco. Comidas temperadas com pimenta malagueta e o chili contêm capsaicina uma substância que pode ajudar a diminuir a congestão nasal. O alho, o açafrão e outros condimentos fortes produzem efeito semelhante. Nesta época do ano em que estamos mais propícios a gripe, abuse de frutas, verduras e legumes que são importantes fontes de vitamina C. E não se esqueça dos líquidos que apesar de não apetecer muito são importantes para hidratar e soltar o catarro.