29 de julho de 2008

Contando Calorias




As pessoas que querem emagrecer frequentemente se prendem a contar calorias. Há dietas deste tipo, como a dieta dos pontos onde os alimentos mais calóricos somam mais pontos e os menos calóricos, menos. De fato, as calorias são responsáveis pelo fornecimento de energia.Quando consumirmos mais calorias que gastarmos haverá um ganho de peso. Mas cuidado, nem só as calorias contam na hora de fazer dieta. Costumo usar no consultório um exemplo, uma banana tem o mesmo de calorias que um bombom estilo sonho de valsa/ ouro branco no entanto, você ja viu alguém engordar por comer banana demais?? Os bombons são muito mais ricos em gorduras, são industrializados e tendem a se acumular muito mais nos pneuzinhos que a banana. Os bombons não tem nem um terço das vitaminas e minerais que encontramos nesta fruta e este é só um exemplo, muitas comparações deste tipo podem ser feitas. Não é proibido comer estas "porcarias"eventualmente, mas fecho esta postagem fazendo um alerta, não se prenda somente as calorias dos alimentos, tome cuidado com a quantidade de gordura e tipo desta, da quantidade de sódio e conservantes encontrados nos alimentos e se tiver dúvida não hesite em decorar: quanto menos industrializado o alimento, melhor ele tende a ser!

9 de julho de 2008

Peso na Balança


É bastante comum, em especial naquelas pessoas em dieta, o uso abusivo da balança. Mas cuidado, este vício pode ser prejudicial a sua dieta!! O que costumo indicar aos meus pacientes, é que se pesem somente nas consultas. Em primeiro lugar, as balanças têm bastante diferença entre si. As chamadas popularmente "balanças de banheiro", tendem a desregular facilmente além do que citarei alguns dos fatores que podem estar influenciando no seu peso, na balança.
Nosso peso na balança reflete o peso corporal total, incluindo massa magra e massa gorda. Se nos pesarmos pela manhã e pela noite, veremos que ao final do dia nosso peso está maior e isto não significa necessariamente que tenhamos engordado. Mulheres em período pré-menstrual podem aumentar de 1-3 kg na balança devido a retenção hídrica. Pessoas que praticam atividades físicas podem estar ganhando massa magra e não esqueça que músculo também pesa o que não significa que o seu peso aumento represente que você está engordando. Em dias mais quentes nosso corpo tende a reter mais líquidos o que pode auterar o peso na balança quando comparando a dias mais frios. vendo pelo outro lado, é comum também eu ouvir que o paciente perde 2kg em uma partida de tênis ou futebol. Cuidado: infelizmente ninguém perde gordura assim tão facil, o que foi perdido foi líquido pelo suor, líquido este que se não reposto pode causar uma hipohidratação/ desidratação. E mesmo aqueles em dieta para emagrecimento devem prestar atenção pois o peso perdido na dieta não reflete somente a perda de gordura. Grande parte do peso perdido, é oriuendo de perda de massa magra (líquidos corporais e massa muscular). Então use a balança com precaução, perdas de peso consideráveis devem ser motivos de atenção visto que milagres não existem! E para você que está fazendo dieta e seu peso não diminui, não se fruste, outras coisas (como as citadas acimas) podem estar influenciando... Uma dica que costumo dar é ao invés de usar a balança como parâmetro, que se use o espelho e suas roupas que de fato são muito mais fidedignos.

8 de julho de 2008

Dietas de Revista


Se passarmos em bancas de revista e analisarmos capas de revistas de beleza, as propostas são bastante tentadoras: emagreça 3 kg em um semana, seque até 4 kg pro verão, enfim.... É comum, que ao chegarem no meu consultório os pacientes queiram dietas hiperestritivas para secar. mas calma lá. Em primeiro lugar é importante destacar que embora estas dietas de revista sejam elaboradas por nutricionistas, nutrólogos e tenham fundamento e sejam ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, elas não se aplicam a todas as pessoas. Cada pessoa tem suas necessidades nutricionais específicas que variam de acordo com o peso atual, estatura, sexo, faixa-etária e atividade física. Seria impossível que eu uma mulher de 1,80 e ativa tenha as mesmas necessidades por exemplo de uma menina de quinze anos, com 1,60 e 53 kg. A dieta que me emagreceria provavelmente a engordaria. E nem pensando so por esse lado, esta dieta provavelmente forneceria os nutrientes que ela precisa, mas nao os que eu preciso, possivelmente me causando cansaço e monotonia em realizar a dieta. E outra, não se iluda: ninguém perde peso com a mesma velocidade que ganha. Estas dietas para se perder 4 kg em uma semana, são normalmente diuréticas, ou seja o peso perdido na balança não é oriundo da perda de gordura mas sim de massa magra (água), podendo ainda causar uma desidratação! Então tome cuidado, compre estas revistas para ler as demais reportagens, se inspirar nos corpos das modelos mas não espere o resultado anunciado, isto varia muito e na dúvida, eu não arriscaria....